10 milhões de brasileiros são portadores de diabetes

22/11/2012 15:57

Escrita por: Pollyana Silva

Fotos: Divulgação

 Estes são dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde, OMS. Houve também um acréscimo na mortalidade causada pela doença, em 2010, 54 mil pessoas morreram no Brasil, um aumento de 38% nos óbitos. A situação preocupa o Ministério da Saúde, de acordo com ele entre 2000 e 2010 são 470 mil mortes em todo o Brasil em decorrência da doença.  As pesquisas mais recentes mostram que as mulheres são as principais vítimas e a faixa etária mais afetada e a de pessoas acima dos 80 anos.

 

O diabetes e uma doença causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio responsável pela quebra das moléculas de glicose, como elas não são quebradas acabam se concentrando no sangue, o que pode ocasionar situações diferentes:

 

 

O Diabetes tipo 1: O pâncreas não produz o suficiente, o paciente então e submetido a injeções diárias de insulina. A doença é mais comum em crianças, jovens e nos adolescentes.

O Diabetes tipo 2:  As células provocam uma resistência a insulina. Ataca geralmente pessoas obesas e acima de 40 anos.

Diabetes gestacional: ocorre por produção de hormônios pela placenta que podem bloquear a ação da insulina. É diagnosticada a partir da 24ª semana de gravidez.

Os principais sintomas da doença são o cansaço, a sede e fome excessiva, a grande quantidade de urina, a perda de peso e a visão turva. Caso alguém apresente algum deles deve procurar o médico e iniciar o tratamento. O tratamento depende muito mais do indivíduo, porque o paciente deve passar por uma mudança de hábitos de vida saudável, seja na alimentação bem como a prática de exercícios físicos.

 

 

 

SAIBA MAIS

https://www.diabetes.org.br/

Dicas para prevenir

https://globotv.globo.com/rede-liberal-pa/liberal-comunidade/v/endocrinologista-da-dicas-para-prevenir-a-diabetes/2248416/

© K Entre Nós Jornalismo UNIPAM. Tem todos os Direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode