Habilidade x Preconceito

03/12/2012 17:02

Por: Pollyana Silva

A palavra preconceito no dicionário tem o significado de “ideia ou conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério ou imparcial”, mas na vida real ela constitui muito mais que isso, principalmente quando é capaz de prejudicar as habilidades de uma pessoa.

O vídeo que segue abaixo deste texto reflete muito bem isso, um jovem de pele morena, vestido com roupas simples participa de um show de calouros de tv com jurados de alto gabarito. O garoto explica que vai apresentar o “Cisne Negro,” uma dança clássica, mas na versão dele, os membros da bancada analisando o grau de dificuldade da dança e a imagem que o jovem passa não acreditam que ele possa se sair bem na sua apresentação. Então o rapaz começa a dançar e todos ficam encantados com seu bom desempenho.

Durante a apresentação o garoto consegue passar sua sutileza, técnica e sentimento, algo que os jurados pela atitude não imaginariam que fosse acontecer. De fato a dança é linda e emociona a todos, mas o que fica deste vídeo é o fato como as pessoas julgam as outras sem ao menos conhecer suas habilidades, capacidade em fazer as coisas.

Este vídeo acontece todos os dias e passa despercebido. Quantas pessoas têm habilidades diferentes e não conseguem mostra-las por causa do preconceito. Quantos John Lennon da Silva existem por aí e não sabemos? É por isso que não se deve desistir de algo que deseja, mesmo que pareça impossível. Como o rapaz simples e humilde, mas com o nome de artista conseguiu provar para todos a sua capacidade de dançar um clássico.

O certo é que todos nós temos algo para oferecer, a diferença está na possibilidade de mostrar os talentos. A percepção da criatividade, habilidade vão além das roupas ou cor de pele. É uma reflexão sobre as pessoas, quem ou o que somos? O importante é lembrar é que o limite está apenas no preconceito.

 

O que você achou deste vídeo?

Nenhum comentário foi encontrado.
 

© K Entre Nós Jornalismo UNIPAM. Tem todos os Direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode