Hemocentro não realiza coleta de sangue por falta de doares.

19/09/2012 16:43

 

  O Hemocentro de Patos de Minas não está realizando as coletas de sangue todos os dias, isso porque não há uma demanda de doadores. De acordo com Simone de Lima, captadora de doadores do Hemominas, na quarta-feira, 05, nenhum pessoa compareceu para a captação. Um dia antes apenas 12 doações foram feitas, número muito abaixo do esperado.
  Com o feriado de sete de setembro a situação do banco de sangue fica mais crítica e os estoques podem não suprir as necessidades. Por isso, o hemocentro faz um apelo a todos os doadores e população em geral. “A gente faz um alerta, as pessoas podem vir fazer as doações, a gente sempre está precisando e o sangue tem um prazo de validade”, afirma Simone.

 

 

 

Quem não pode doar:
Quem teve hepatite após os 11 anos de idade, exceto se tiver comprovação laboratorial da época de que se tratou de hepatite A (IgM positiva).
Quem tem exposição a situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis;
Quem teve gripe, resfriado ou diarreia nos sete dias anteriores à doação;
Quem ingeriu bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores á doação;
Quem usou ou usa drogas injetáveis;
Quem apresenta ferimento ainda não cicatrizado;
Quem estiver grávida ou em período de amamentação; após o parto normal é necessário aguardar três (3) meses; após cesárea, seis (6) meses;
Quem fez qualquer exame por endoscopia nos seis (6) meses anteriores à doação;
Quem fez cirurgia por laparoscopia nos seis (6) meses anteriores à doação;
Quem fez tatuagem nos últimos 12 meses anteriores à doação.
Quem fez ou faz tratamento dentário (a pessoa pode ser impedida de doar por um período de 1 a 30 dias, conforme o caso).

 

 

 

  O hemocentro de Patos de Minas funciona de segunda a sexta de 7h ás 11. Toda primeira segunda feira do mês, a fundação abre espaço para a coleta ser feita das 17 às 19 horas, justamente para aqueles que não têm disponibilidade de horário na parte da manhã. Além disso, é feita coleta em várias cidades, dia 15 de setembro haverá um mutirão na cidade de Serra do Salitre. Você pode também agendar a sua coleta pelo telefone (34) 3822 - 9646 / 3822 – 9647. O núcleo regional funciona na Rua Major Gote 1255, bairro Centro.

  Ficou com dúvida? Quer saber mais sobre a doação então acesse o link:
https://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/outras_condicoes_doacao

 

Autora: Pollyana Silva
Fotografias: Divulgação

 

 

 

 

© K Entre Nós Jornalismo UNIPAM. Tem todos os Direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode