Projeto Samuzinho

12/04/2013 11:24

 

 

Escrita por: Ildeu Júnior

Das 2.500 chamadas mensais, 250 são trotes. Para reduzir este número elevado de ligações os Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) criou em 2010 o projeto “Samuzinho”

É um trabalho desenvolvido com estudantes no sentido de conscientização, eles passam por um treinamento feito pela própria equipe do SAMU. Os alunos aprendem técnicas de primeiros socorros e a importância que o serviço tem para a comunidade, além de educação no trânsito, educação ambiental e socialização.

O projeto é uma parceria Secretaria de Educação e da Secretaria de Saúde De acordo com o banco de dados do SAMU em Patos de Minas no ano de 2009 houve um total de 33991 chamadas, nas quais 25700 atendimentos, 2908 foram trotes e 4234 outros atendimentos. “As pessoas não tem ideia de como é perigoso à prática do trote. Deixamos às vezes de atender uma chamada importante para atender a um trote,” confirma a socorrista Andrea Campos.

Escolas como Norma Borges Beluco e Maria Inês Rubinger já presenciaram o projeto e aprovaram a iniciativa. O intuito é conseguir atingir todas as escolas de Patos de Minas e conscientizar o maior número de alunos, assim diminuir os casos de trotes na cidade.

 

© K Entre Nós Jornalismo UNIPAM. Tem todos os Direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode