Quem irá aproveitar uma hora a mais no dia de hoje?

16/02/2013 00:00

 

Por: Pollyana Silva

 

Último dia do horário de verão, os relógios devem ser adiantados em uma hora.
 

Um motivo a mais para sair de casa neste sábado, 16 de fevereiro, isso porque as 0hs os relógios deverão ser adiantados em uma hora, sendo assim haverá duas meias noites, tempo de sobra para curtir a noite.

Mas não são todas as regiões do país que deverão acompanhar esta mudança, apenas Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, Tocantins e Distrito Federal. Já são 88 dias e de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), houve uma redução de 2.477 megawatts neste período, o que significa 4,5% do consumo no horário de pico.

Mas porque existe o horário de verão? Um dos principais motivos é diminuir o risco de fornecimento de energia elétrica, o famoso apagão. Benjamim Franklin foi o inventor, em 1784, época em que não existia luz elétrica! No entanto, o primeiro país a adotar a ideia foi à Alemanha em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial.

O Brasil este ano deixou de economizar R$ 180 milhões previstos para horário de verão, isso porque parte das usinas térmicas não foram desligadas devido à forte seca de 2012 que obriga os geradores a continuar funcionando no máximo. 

© K Entre Nós Jornalismo UNIPAM. Tem todos os Direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode